FUNEPE Anuncia Nova Gestão do Centro de Estudos Profissionalizantes

FUNEPE Anuncia Nova Gestão do Centro de Estudos Profissionalizantes

A Fundação Educacional de Penápolis anunciou na última semana de abril a nova gestão do Centro de Estudos Profissionalizantes - CENEP, ao qual os cursos de Auxiliar e Técnico em Enfermagem pertencem. O professor Me. João Luis dos Santos será o responsável por coordenar todas as atividades e assuntos administrativos do Centro. O processo de seleção para o cargo aconteceu internamente entre os professores da própria instituição, tendo como pré-requisitos licenciatura plena em Pedagogia e carreira docente na FAFIPE e/ou no CENEP.

A candidatura única de João Luís garantiu o seu ingresso como gestor do Centro de Estudos e agora, o desafio do professor está em dar continuidade à qualidade dos cursos e a expansão do ensino técnico na FUNEPE. “A maior parte dos nossos estudantes que concluem o Ensino Médio, infelizmente, não vão cursar uma Faculdade. As expectativas e as perspectivas se fundamentam nesse público alvo, oferecendo oportunidades de continuidade dos estudos, com cursos de rápida duração e, ao mesmo tempo, com rápida colocação no mercado de trabalho. Dessa forma, o grande desafio do CENEP é ampliar as oportunidades, sendo uma grande ponte entre a formação e o mercado de trabalho. O curso Técnico em Enfermagem, por exemplo, já realiza muito bem esse diálogo entre capacitação profissional e a colocação rápida no mercado de trabalho”, afirma o professor. 

A partir de agora, o Centro de Estudos Profissionalizantes da FUNEPE ganha uma nova energia para contribuir com a formação técnica dos estudantes já matriculados e abrir novas possibilidades de qualificação e crescimento profissional para os novos alunos que virão. “A FUNEPE completa neste ano, 57 anos de existência, formando profissionais com excelência para o mercado de trabalho. Ao longo destas décadas, a formação técnica e profissional tem sido uma das grandes marcas da instituição, desde a área de computação e informática, destaque no passado, à área de saúde, com os cursos de auxiliar e técnico em enfermagem, destaques na atualidade”, indica o professor João Luís. Ainda segundo ele, a FUNEPE deve estar sempre atenta às demandas e aos desafios da atualidade, pois assim poderá apresentar um leque de oportunidades formativas para Penápolis e cidades da região em termos de capacitação e atualização profissional. 


EXPERIÊNCIA

João Luis dos Santos iniciou sua carreira docente na FUNEPE lecionando em cursos profissionalizantes junto com o curso de Letras, na graduação, em 2001. Antes da graduação em Letras na mesma instituição, cursou Técnico em Administração na antiga Escola Industrial Adelino Peters. Segundo ele, esse é um dos motivos pelo seu entusiasmo pela formação profissional em nível técnico. Como Supervisor de Ensino do Estado, acompanha os cursos de formação profissional há mais de dez anos. O professor afirma que a oportunidade para assumir a direção do CENEP da FUNEPE veio ao encontro da necessidade de ampliar a oferta de cursos de formação profissional para milhares de jovens de Penápolis e região. 

O novo coordenador também já lecionou na Educação Básica e em diversos cursos de formação técnica. Mas, segundo ele, a melhor experiência vem das atividades de Supervisor de Ensino, sempre acompanhando e supervisionando os cursos de formação técnica e profissional na região, sabendo e reconhecendo as necessidades dos estudantes e do variado mercado de trabalho local e regional. “O interesse por esse desafio vem ao encontro dessa expectativa de inovação e transformação de uma nova fase da FUNEPE”, encerra. 



Imagens