Os alunos do curso de graduação em Enfermagem da Faculdade de
Filosofia, Ciências e Letras - FAFIPE, mantida pela Fundação Educacional de
Penápolis - FUNEPE celebram a publicação do artigo científico ‘A Utilização da
Simulação Realística no Ensino-Aprendizagem em Saúde: Revisão
Integrativa’. O trabalho é resultado de
uma colaboração entre alunos e professores da Enfermagem FUNEPE, da Faculdade
de Medicina de São José do Rio Preto - FAMERP e da UNESP de Botucatu. Recentemente
publicado, o artigo tem por objetivo identificar os dados publicados acerca das
contribuições das atividades simuladas ao longo da relação ensino-aprendizagem
nos cursos de Saúde.
Segundo a professora e coordenadora do curso de Enfermagem da FAFIPE, a professora Ma. Sabrina Sakamoto, a oportunidade de parceria entre a FAMERP e a FUNEPE nasceu de sua ligação com ambas instituições. Atualmente, a docente faz parte do grupo de Pesquisa Ciências Sociais e Saúde da FAMERP.
\"Trabalhar em conjunto com outras universidades é uma excelente maneira de trocar conhecimentos, experiências e abrir portas para futuros projetos e até mesmo para pesquisas de mestrado. Neste trabalho contamos também com a colaboração da responsável técnica dos laboratórios da FUNEPE, Camila Cristina Filippin Moço, que enriqueceu a equipe”, informou Sabrina.
O artigo científico foi publicado no periódico 'Research, Society and Development', renomado no meio acadêmico. Ainda segundo a professora, a simulação realística nos laboratórios é, de fato, uma ferramenta valiosa para o aprendizado dos alunos de enfermagem, proporcionando uma experiência mais próxima da prática profissional. “Estamos muito orgulhosos por essa conquista, com certeza é um marco para o curso de Enfermagem e consequentemente para toda a instituição", finaliza Sabrina.