Aluno FUNEPE Ingressa em Mestrado UNESP de Bauru

Leonardo Silva Maciel, 26, formado no último ano pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Penápolis (FAFIPE), mantida pela Fundação Educacional de Penápolis (FUNEPE), no curso de pós-graduação em Diversidade, Inclusão e Cidadania, iniciou muito bem o ano de 2023 ao ingressar no mestrado em Comunicação pela UNESP de Bauru. Por meio dos trabalhos e discussões em sala de aula, somados ao acesso à iniciação científica, aprimorada em seu curso de especialização, Leonardo viu despertar seus interesses em buscar aprofundamentos no ramo da pesquisa científica. Com o sonho de se tornar professor, o pós-graduado conta que é grande o orgulho em almejar em ensinar e formar novas e futuras gerações, e por isso, o desejo da formação contínua se tornou meta. “Entendi que ingressar em um programa de Mestrado me possibilitaria ocupar espaços de ensinamento e poder compartilhar meu conhecimento com outros jovens e adultos com vontade de aprender”, afirma.

PÓS-GRADUAÇÃO FUNEPE

Ao idealizar o objetivo da docência e iniciar a sua jornada em busca de realização, Leonardo ingressou no curso de pós da FAFIPE/FUNEPE em 2019, aprendendo então a desenvolver trabalhos científicos com estrutura, a construir senso crítico e também a entender a dinâmica do mercado de trabalho. Segundo ele, o anseio por entender a importância da pesquisa para o país e educação para o avanço da sociedade se deu justamente nos meses em que se aprofundou nos estudos da pós. “A troca de vivências e experiências ao lado de outros alunos, enquanto profissionais de diferentes áreas, acrescentou em um momento que foi fundamental para a minha vida profissional”, conta.

A trajetória de Leonardo no curso da FAFIPE/FUNEPE indicou novas possibilidades de crescimento, embora no início do curso ele ainda não tivesse clareza sobre quais rumos acadêmicos poderia seguir. “Foi através da pós que pude ampliar meus conhecimentos teóricos, o valor e o significado da educação, melhorar ainda mais meu desempenho profissional e colocar a teoria em prática aprendida em sala de aula”.

O coordenador de pós-graduação da FAFIPE, professor Dr. Rafael Gelaleti, ressalta o quanto a experiência de introduzir estudos de pesquisa acadêmica aos estudantes da instituição traz novas perspectivas. “O aluno que se envolve em processos de produção de conteúdo científico passa a compreender o quanto é de extrema importância o fomento à pesquisa, pilar tão essencial que as academias universitárias priorizam”, compartilha.

E se o interesse do aluno é fundamental para o seu próprio desenvolvimento, o apoio dos professores se torna ainda mais importante para alcançar os objetivos. Leonardo diz que a capacidade dos professores da FAFIPE/FUNEPE de entender a turma em que ele estava, além do apoio e orientação sobre as possibilidades de crescimento e profissionalização na área da educação, contribuiu muito para que ele pudesse planejar a forma de alcançar o tão sonhado Mestrado. “Enquanto aluno, é importante compreender os desafios das atividades

que nos levam a pensar e pesquisar áreas que vão além das nossas experiências, trazendo novas formas de aprender e fundamentar nosso conhecimento. A construção do meu Trabalho de Conclusão de Curso – TCC – sob a orientação do professor Me. Wesley Chotolli foi essencial para que eu desse o pontapé inicial nessa jornada, na qual até então não sabia para onde e como prosseguir”, relata.

MESTRADO

Após uma trajetória de dois anos na FUNEPE e já com o diploma da pós-graduação em Diversidade, Inclusão e Cidadania em mãos, Leonardo inicia novo sonho em 2023, o mestrado em Comunicação pela Universidade Estadual Paulista - UNESP - em Bauru. Orgulho para quem fez parte de sua trajetória e o impulsionou para alcançar mais este objetivo. “A conquista do Leonardo também é a conquista da FAFIPE/FUNEPE”, aponta o professor e coordenador de graduação, Wesley. A partir de agora, o aluno levará os conhecimentos obtidos ao longo dos seus estudos obtidos aqui e irá agregar ainda mais valor em sua trajetória acadêmica. “Quero desenvolver pesquisas acerca da comunicação em nosso país, a fim de contribuir ainda mais para essa área de conhecimento. Além disso, terei a oportunidade de começar a lecionar em uma universidade pública, o que impulsiona esse sonho tão antigo. Quero participar do máximo de eventos acadêmicos e de projetos para que a nossa ciência avance ainda mais”, conclui o jovem, que está só começando a sua história de sucesso.