Financiamento Estudantil - FIES

Financiamento Estudantil - FIES


Vagas Regulares

Oferta de vagas Fundação Educacional de Penápolis para o FIES 2024/1º semestre.

*Exceto o curso de Biomedicina e Engenharia de Software.


:point_right: Período de inscrição: 12 a 15 de março 

Resultado: 21 de março 


Quem pode participar?

1. Nota do Enem de qualquer ano a partir de 2010 e com pontuação superior a 450.

2. Não ter zerado na redação

3Possuir renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até 3 (três) salários mínimos.


Como faço a inscrição?

Se você preencher os requisitos de participação, é só seguir os passos abaixo:

*A seleção dos classificados e pré-selecionados para os financiamentos será na ordem decrescente de acordo com as notas obtidas no Enem, no grupo de preferência.



Cronograma

Você pode acessar o site do FIES para acompanhar as datas divulgadas pelo Governo Federal referente ao processo seletivo. É muito importante seguir o cronograma estabelecido para não perder os prazos.

Abaixo o cronograma do governo para o primeiro semestre de 2024:

 • Inscrições Fies: AGUARDANDO

•  Resultado das pré-selecionadas: AGUARDANDO

•  Complementação das informações dos pré-selecionados: AGUARDANDO

•   Período para convocação dos pré-selecionados na lista de espera: AGUARDANDO

 

CLIQUE AQUI e inscreva-se no site do FIES

 

Dúvidas frequentes Sobre o FIES


1 - O que é FIES?

O Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES) é um programa do Ministério da Educação (MEC) destinado a financiar estudantes de cursos de Graduação em Instituições de Ensino Superior privadas. A partir de 2018 foi criado novo FIES, que divide o programa em diferentes modalidades, possibilitando juros zero a quem mais precisa e uma escala de financiamentos que varia conforme a renda familiar do candidato.


2 - Quais as modalidades?

Fies: Candidatos cuja renda familiar per capita seja de até 3 salários mínimos. Nesse tipa de financiamento, o aluno começará a pagar as prestações respeitando o seu limite de renda e com juros zero. 


3 - Quais os cursos podem ser financiados pelo FIES?

Podem ser financiados pelo Fies e P-Fies somente os cursos disponíveis pelo Fies Seleção, observado o número de vagas ofertadas.


4 - O candidato que já foi beneficiado com o financiamento estudantil pode se inscrever no processo seletivo do FIES?

O candidato que já tenha sido beneficiário de financiamento estudantil poderá se inscrever no processo seletivo do Fies e do P-FIES, desde que atenda às condições previstas no Edital do processo seletivo vigente. OBS: É vedada a concessão de financiamento ao candidato inadimplente com o Fies aquele que se encontre em período de utilização do financiamento.


Sobre os novos financiamentos


1- Qual é a taxa de juros do novo FIES?

A taxa efetiva de juros do FIES será de juros zero.


2 - Quando deverá ocorrer o início do pagamento do saldo devedor?

A partir do primeiro mês após a conclusão do curso, desde que o usuário possua renda. Quando a contratante passar o auferir renda, a parcelo devido será descontado no fonte e no limite dos percentuais previstos em portaria, calculados sobre o maior valor entre a pagamento mínimo e a resultante do aplicação do percentual mensal vinculado à rendo ou aos proventos mensais brutos do estudante financiado. Caso o estudante não possua renda no momento previsto para o início da amortização do saldo devedor ou em qualquer momento durante o período de amortização, o financiamento será quitado em prestações mensais equivalentes ao pagamento mínimo, no formo do regulamento do CG-Fies.


3 - Como ocorrerá o pagamento do saldo devedor?

O estudante terá o pagamento descontado diretamente da sua renda - isto é, o pagamento será retido na fonte, mensalmente.


4 - Qual o prazo máximo para pagamento do curso?

Considerando que o pagamento do financiamento respeitará a capacidade de pagamento do estudante, estima-se que o financiamento seja quitado em um prazo de catorze anos.



Departamento Jurídico 2024.